quarta-feira, 9 de maio de 2018

Em Lourdes: duas atitudes da Providência diante do sofrimento humano

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Nós vemos em Lourdes duas atitudes da Providência diante do sofrimento humano. E estas duas atitudes têm sua razão de ser, apesar de parecerem até contraditórias, dentro da perfeição dos planos divinos.

De um lado, o que mais chama atenção em Lourdes é Nossa Senhora que tem pena do sofrimento dos homens, atende aos rogos deles e pratica milagres para os livrar das dores que eles sofrem.

Vemos Nossa Senhora que tem pena das almas, e para provar que a Fé Católica é verdadeira, pratica milagres e opera conversões.

Mas, de outro lado, nós vemos em Lourdes outro aspecto. E são os inúmeros doentes que vão a Lourdes, e voltam sem ter sido curados.

Por quê razão Nossa Senhora opera a cura de uns e não opera a cura de outros? Qual é o mistério?

Porque é muito fácil a gente compreender que alguns sejam curados. Mas, qual é o mistério pelo qual outros não são curados?

Nisso também Nossa Senhora nos dá um grande ensinamento.

Porque Ela mostra, pela bondade dEla em Lourdes, que Ela é nossa Mãe, que Ela tem pena de nós, que Ela quer e pode praticar maravilhas por nós, e Ela as pratica.

E, entretanto, a maior parte dos doentes que vão lá voltam sem ter sido curados.

Qual é então a razão de ser disto? Qual é a razão mais profunda desse fato?



Eu creio que é um dos mais estupendos milagres de Lourdes.

Para a grande maioria das almas o sofrimento é necessário para a santificação. As doenças são necessárias para a santificação.

E é mesmo por meio das doenças e das provações espirituais que a pessoa se santifica.

E quem não compreende o papel do sofrimento e da dor para operar nas almas o desapego, o amor de Deus, e a regeneração, não compreende absolutamente nada.

É por esta forma que as almas se santificam. E São Francisco de Salles chegou a afirmar que o sofrimento é verdadeiramente o 8º sacramento, de tal maneira é indispensável.

O Cardeal Segura, com quem eu estive uma ocasião, me contou o diálogo que ele teve com Pio XI.

Pio XI se gabava diante dele de nunca ter estado doente. O Cardeal Segura sorriu para ele e disse: "Então Vossa Santidade não tem o sinal de predestinado".

Pio XI ficou assustado, e ele disse: "Não há predestinado que não adoeça, e gravemente, sofra muito da saúde pelo menos em determinado período de sua vida. Se Vossa Santidade nunca teve nada de saúde, não é sinal de predestinado".

Dias depois, Pio XI teve um enfarte de coração fortíssimo. E da cama ele escreveu um bilhetinho ao Cardeal [Segura], que guardava o bilhete.

Era assim: "Eminência, já tenho o sinal de predestinado". No meio de toda a doença ele manda esse recado ao Cardeal Segura.

E realmente a doença é, como o sofrimento de toda ordem, o sofrimento moral, etc., é o sinal dos predestinados.

Ora, Nossa Senhora agiria contra o interesse da salvação das almas, se a toda alma Ela tirasse as doenças.

E de certas almas, para certos efeitos, de algum modo convém tirar o sofrimento. Mas normalmente não convém. De maneira que essas pessoas vão a Lourdes e voltam sem ter sido curadas.

Prova de quanto Nossa Senhora, tão misericordiosa, acha, entretanto, indispensável o sofrimento para a salvação das almas.

Em Lourdes se verifica que Nossa Senhora dá ao doente uma tal conformidade com a doença, que eu nunca ouvi contar o caso de uma pessoa que esteve em Lourdes e não sendo curada se revoltasse.

Pelo contrário, as pessoas voltam enormemente resignadas, voltam satisfeitas de terem ido fazer sua visita a Lourdes, e verem outras que foram curadas.

E até casos numerosos de pessoas que vêm de longe, da Índia, da América, sei lá de onde para serem curadas, e que vendo ao lado outras que têm mais necessidade de serem curadas, pedem a Nossa Senhora isto: que eu não seja curado contanto que esse seja curado, e aquele seja curado.

Quer dizer, uma pessoa que aceita a doença, aceita o sofrimento em benefício do outro.

Verdadeiro milagre de amor ao próximo por amor de Deus, milagre moral arrancado ao egoísmo humano, e que é milagre mais estupendo do que uma cura propriamente dita.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 6.2.65, sem sua revisão)



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 



3 comentários:

  1. Nossa Senhora sabe o que é melhor para a alma de cada pessoa que a Ela recorre.

    ResponderExcluir
  2. Maria Zélia F. da Silva10 de maio de 2018 às 08:43

    Amei as mensagem pois o sofrimento e as provações que passamos e para nossa santificação, sou carmelita da Ordem Terceira do Carmo em Recife Pernambuco já passei por muitas provações mais em Nome de JESUS e NOSSA SENHORA venci todas elas. Santa teresinha do menino Jesus a qual eu sou devota já alcancei muitas graças. Quanto a Nossa Senhora de Lurdes fiz uma gruta na minha casa e coloquei a imagem
    dela e todo sábado eu e uma colega rezamos o terço sabemos que N S de Lurdes é santa da saúde.
    Agradeço de coração:

    ResponderExcluir
  3. Ola como vai, sempre passo por aqui, adoro suas postagens e toda vez que visito compartilho seu blog no meu blog para que meus seguidores conheçam o seu também também.
    Beijos. Seu blog postei aqui https://casadafafis.blogspot.com.br/2018/05/blogs-que-sigo-atualmente-2018.htm

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.