quarta-feira, 6 de julho de 2022

O que dizia Santa Bernadette quando falava com as pessoas?

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Santa Bernadete não deixou quase nada escrito.

Mas os arquivos do convento de Saint-Gildard, em Nevers, onde viveu como irmã com o nome religioso Marie-Bernard, conservam as atas do processo canônico e os testemunhos reunidos naquela ocasião.

Os testemunhos foram recolhidos entre as religiosas e todos os que tiveram contato com ela, sobretudo nos anos que passou no convento, entre 1866 e 1879.

São lembranças, pequenos casos, episódios, respostas que ficaram impressas na memória dos interlocutores.

Desse material heterogêneo, o convento de Saint-Gildard, graças ao trabalho de pesquisa do Pe. René Laurentin, extraiu o conteúdo para um pequeno livro, publicado na França em 1978 com o título Bernadette disait... [“Bernadete dizia...”]

Reproduzimos a seguir uma pequena antologia de passagens do livro, da qual emerge a personalidade de Bernadete e sua maneira simples e profunda de viver a fé cristã.

Reproduzimos os testemunhos na ordem cronológica, a mesma usada pelo livro, mencionando em alguns casos o contexto do episódio descrito, para facilitar sua compreensão.

Lourdes 1858


1858

Janeiro

Quando Bernadette era pastorinha em Bartrès.

“Diga a meus pais que aqui eu fico triste. Quero voltar a Lourdes, para ir à escola e me preparar para a primeira comunhão”.

No período das aparições

21 de fevereiro

Depois da sexta aparição, saindo da sala do comissário Jacomet:

“Por que você está rindo?”, perguntam a ela.

“O comissário tremia. O enfeite do seu quepe fazia tim-tim”.

Imagem de Santa Bernadette Soubirous em Bartrès onde foi trabalhar de pastorinha.
Imagem de Santa Bernadette em Bartrès
onde foi trabalhar de pastorinha.

23 de fevereiro

“Um rio de gente corre pra cá por sua causa!”.

“Mas eles vêm por quê? Com certeza não sou eu que vou lá buscá-los!”.


24 de fevereiro

“Como foi que ela falou com você? Em francês ou em dialeto?”.

“Ah! Essa é boa. Vocês querem que ela fale comigo em francês? Acham que eu sei francês, por acaso?”.


25 de fevereiro

Durante a nona aparição, Bernadete ouve repetidas vezes:

“Penitência... Penitência... Penitência...”.


No final, acontece este diálogo:

“O que foi que ela lhe disse, afinal?”

“Vá beber na fonte e se lavar.”

“E o capim que você comeu?”

“Ela me pediu isso também...”

“O que ela lhe disse?”

“Vá comer o capim que nasce lá.”

“Mas são os animais que comem capim!”

“Mas por que toda essa agitação hoje? Ontem, Aquilo me disse para beijar a terra como penitência pelos pecadores”.

“Mas você não sabe que acham que você é louca por fazer essas coisas?”.

“Pelos pecadores”.


25 de março

Bernadete levanta muito cedo e se veste:

“Tenho de ir até a gruta. Andem logo, se quiserem me acompanhar”.

“Pense só um pouco, isso vai lhe fazer mal...”.

“Já estou curada”.

“Espere ao menos o sol nascer!”.

“Não, eu tenho de ir, e logo”.


Na gruta, diante da aparição:

“Senhorita, poderia ter a bondade de dizer-me quem é, por favor?”.


Afastando-se da gruta, Bernadete riu:

“Você ficou sabendo de alguma coisa?”.

“Não diga a ninguém, mas Aquilo me disse: ‘Eu sou a Imaculada Conceição’”.


Cartão postal da época
Cartão postal da época
27 de março

Exame médico realizado por três doutores:

“Você sente dores de cabeça, às vezes?”.

“Não”.

“Já teve alguma crise nervosa?”.

“Nunca”.

“Mas a sua saúde parece precária”.

“Eu como, bebo e durmo muito bem”.


Durante o exame médico, falando sobre a Virgem:

“Claro que sim, eu a vejo como vejo vocês. Ela se move, fala comigo, estende os braços”.

“Você não fica com medo quando vê tantas pessoas ao seu redor?”.

“Não vejo nada ao meu redor”.


Maio

Bernadete corre o risco de ser presa novamente:

“Não tenho medo de nada, pois sempre disse a verdade”.


4 de junho

No dia seguinte à primeira comunhão de Bernadete, Emmanuélite Estrade pergunta a ela:

“O que a fez ficar mais feliz: a primeira comunhão ou as aparições?”.

“São duas coisas que caminham juntas, mas que não se podem comparar. Fiquei muito feliz com as duas”.


16 de julho

Última aparição. Ao cair da tarde, Bernadete se sente impelida a ir à gruta:

“O que ela lhe disse?”.

“Nada”.


Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.
CLIQUE AQUI: WEBCAM


4 comentários:

  1. PEÇO QUE NOSSA SENHORA DE LOURDES E SANTA BERNADETE INTERCEDA POR NOS

    ResponderExcluir
  2. Santa Bernadete rogai por nós...

    ResponderExcluir
  3. SANTA BERNARDETE, interceda por Nós e nos ajude a falar sempre a verdade.
    Tal como meu Pôr do Sol, fala a Verdade de Cristo e de Maria Santíssima.
    Amém😇😇🙏🌿🌷🌿

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.