quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Obediência e sobranceria em Santa Bernadette

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs










Quando foi chamada pela polícia, Santa Bernadette se portou com um desassombro e uma naturalidade extraordinários.

Entretanto, em relação às pessoas respeitáveis, aos pais, ao vigário e à superiora religiosa, era um modelo de respeito e obediência.

Aí está bem o espírito de verdadeira católica, da verdadeira santa, que não liga para as pompas deste mundo; que não dá importância a ser tida em grande ou pequena conta e que por causa disso calca tudo aos pés.

Portanto, se desse importância a ser tida em grande conta, já ficava calcada aos pés por todo mundo.

Porque se dou importância a que me aplaudam, acabo não tendo liberdade de me mover a não ser na medida em que aplaudirem. Eu danço conforme tocam.

Para eu ter sobranceria, é preciso não ligar para o mundo. Gostou? Gostou. Não gostou? Gostasse. Eu sou assim e faço assim porque cumpro meu dever, porque a Santa Igreja Católica manda. 

Você achou feio? Fique achando, porque a coisa é exatamente assim. Era esta atitude de Santa Bernadette Soubirous.



Mas já era diferente com as autoridades legítimas. Aí o sumo de obediência, de respeito, porque um princípio sobrenatural está em jogo, e não é um fator meramente humano.

Para os fatores meramente humanos, zero. Para aquilo que tem uma raiz religiosa e que vem de Deus, então todo o respeito devido.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, excertos de conferência de 15.4.1966. sem revisão do autor)

 
Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 

Um comentário:

  1. Santa Bernadete de Soubirous,interceda por mim ,para que eu aprenda essa solicitude puramente Católica que apresentastes em tua conduta cristã.Amém!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.