terça-feira, 16 de agosto de 2016

Na festa da Assunção, em Lourdes
devotos vencem moralmente terroristas do Islã

Os romeiros começaram a chegar a Lourdes na véspera da festa da Assunção.
Os romeiros começaram a chegar a Lourdes na véspera da festa da Assunção.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Sem temer a ameaça islâmica que semeia a morte na Europa, por volta de 25.000 fiéis foram até Lourdes para honrar a Assunção de Nossa Senhora, segundo noticiou a revista católica inglesa “Catholic Herald”.

O santuário de Lourdes foi intensa e prudentemente vigiado por forças militares e policiais. Da mesma maneira foram controlados locais públicos como a estação de trem. A segurança contou com cobertura aérea.

A multidão começou a se chegar à véspera da festa proveniente dos mais diversos países para comemorar a gloriosa Assunção de Nossa Senhora aos Céus em corpo e alma no 15 de agosto.

Milhares participaram da procissão das velas na noite. O percurso por motivos de segurança ficou limitado à área do santuário, aliás, enorme, que pode acolher todos eles.

O temor de atentados religiosos praticados por assassinos que obedecem aos preceitos do Corão, livro sagrado do Islã, era muito grande e justificado após o martírio do Pe. Jacques Hamel em Saint-Étienne-du-Rouvray, Normandia.



As autoridades de Lourdes se recusaram a cancelar as festas públicas como foi feito com muitos outros festivais pela França toda.

Por volta de 25.000 fiéis foram a Lourdes pela festa da Assunção.
Por volta de 25.000 fiéis foram a Lourdes pela festa da Assunção.
A decisão foi acertada e correspondida por um comparecimento extraordinário.

Uma coisa é um festival que visa o divertimento ou as mundanalidades e outra é a romaria a Lourdes para visitar a Rainha do Céu e da Terra a quem obedecem as legiões angélicas.

Obviamente houve os controles policiais de praxe, habitualmente inexistentes, mas que o furor dos inimigos de Nossa Senhora tornou inevitáveis.

Por volta de 300 soldados especializados e fortemente armados reforçaram as forças policiais de Lourdes e adjacências. A mobilização envolveu mais de 500 homens de armas.

E não somente os atentados não afastaram os fiéis, mas ajudaram a multiplicar seu número. Os peregrinos se inscreveram em massa para a romaria e para os hotéis num número que espantou os espíritos laicistas e até as autoridades eclesiásticas.

O martírio de Saint-Étienne-du-Rouvray modificou completamente o ambiente.

“Nas últimas semanas vimos um aumento espetacular das inscrições”, disse o Pe. Lejeune, responsável pelas romarias em nível nacional. O religioso julgou necessário prevenir aos eventuais romeiros sobre os perigos de ir a Lourdes no contexto atual.

Mas os devotos de Nossa Senhora de Lourdes desafiaram a insolência e o ímpeto criminoso dos islâmicos. E esses parecem ter percebido que não era o caso de mexer com católicos de fé verdadeira.

Daniel, que foi desde Deux-Sèvres disse à TV Europe1 que muitos percebiam que havia risco de atentado. Marion, mãe de três meninos sabia “que era um lugar ideal para reproduzir o mesmo gênero de atentados. Muitíssimas pessoas correram o mesmo risco”, explicou.

Os santuários de Lourdes ocupam 52 hectares incluindo 22 locais de culto. Os mais famosos são a própria gruta das aparições e as basílicas adjacentes.

Procissão transcorreu com grande participação e segurança garantida
Procissão transcorreu com grande participação e segurança garantida
Houve quem pedira a suspensão das cerimonias, mas a recusa foi imediata. O prefeito da região de Hautes-Pyrénées, Béatrice Lagarde, que havia anulado vários eventos de verão não ousou impedir o ato de fé multitudinário aos pés de Nossa Senhora.

Ela apenas, “modificou as condições da organização para dar mais segurança, segundo explicou ao jornal local “La Dépêche du Midi”.

“Eu temia que o telefone tocasse o tempo todo para avisar das desistências. Mas, pelo contrário, não parou de soar comunicando novas inscrições”, explicou à agência AFP o Pe. Fabien Lejeusne.

Além das romarias inscritas houve muitas dezenas de outras independentes.

Após a festa da Assunção, um grupo de trabalho se aplicará a estudar a melhora da segurança a prazo meio e longo.

Mas a nossa grande fonte de segurança está no Céu e é Nossa Senhora. E Ela exerce seu reinado de um modo muito especial no santuário de Lourdes.




Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.

4 comentários:

  1. Que bom que esta solenidade não tenha caído no esquecimento, no Brasil já foi dia feriado e hoje não. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a solenidade da Assunção tem sido transferida para o domingo seguinte ao dia 15 de Agosto. Mas, de certa forma, isso fez com que essa solenidade perdesse o seu brilho original se tornando apenas mais um domingo do tempo comum e não uma data especial. Em muitas cidades ou regiões de Minas Gerais, por exemplo, Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, dia 15 de agosto ainda é feriado, mas não é mais celebrado com aquele sentimento de sacralidade como era antigamente, penso que pelo fato de a solenidade da Assunção ser transferida liturgicamente para domingo seguinte ao dia 15, como já disse. Infelizmente os tempos em que estamos vivendo são tempos de esfriamento na fé! Tempos difíceis! Deus tenha misericórdia de nós!

      Excluir
  2. Estive em Lourdes,no 11 de fevereiro deste ano,e já havia essa sombra do terrorismo a assombrar a Europa;desta feita porém o Diabo mostrou sua pérfida cara e atacou frontalmente a Igreja.É a batalha predita no apocalipse!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que estamos nos tempos do Apocalipse.

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.