segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O que pedir a Nossa Senhora de Lourdes em Sua festa?


Nossa Senhora de Lourdes quis ser conhecida enquanto sumamente benfazeja.

Uma mera sugestão, à qual só se deve atender se tiver apetência, é pensar, na véspera de Sua festa, numa grande graça para pedir a Nossa Senhora.

Devemos ser ousados nas nossas orações.

Devemos pedir coisas arrojadas, porém não insensatas.

Graças sensatas e difíceis, devemos pedi-las. E, ao mesmo tempo, pedir a Nossa Senhora com muita insistência.

Quem sabe se cada um de nós estuda uma graça espiritual e uma graça temporal para o dia de amanhã.

Uma graça que diga respeito à santificação e depois alguma outra coisa que queiramos de temporal, se for para o bem de nossa alma.

Isso nos leva a refletir um pouco na vida. Leva-nos a levantar um pouco o panorama de nossa vida espiritual e, por essa forma, a ter uma visão mais precisa de nós mesmos, de nossas atividades, de nossos rumos, e fazer uma oração grata a Nossa Senhora.

Entretanto nunca devemos esquecer que as doenças do corpo, no Evangelho, são tratadas como sendo símbolos das doenças da alma.

E que assim como alguns sofrem de paralisia do corpo, outros sofrem de paralisia da alma; uns sofrem de cegueira do corpo, outros da alma; surdez, mudez e outras coisas.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Rico mesmo é quem tem Fé

Cela onde morava a família de Santa Bernadette na época das aparições
Cela onde morava a família de Santa Bernadette na época das aparições

Imagine uma família riquíssima que tem tudo para viver bem. Mora na casa mais agradável que pode haver, tem iate, avião, facilidades de passar férias fabulosas, trabalho bom e leve, não há preocupação porque a fortuna é grande e próspera.

Os membros da família tratam muito bem da saúde, todos têm uma saúde florescente, tudo corre muito bem.

Mas se não há fé, essa família degringola.

A união desaparece entre os esposos, os filhos não querem bem aos pais, os irmãos não se estimam entre si, nascem as queixas, as reivindicações, e a família se desarticula.

Imagine uma família pobre.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Na novena de Lourdes: as aparições, Santa Bernadette e a proclamação do dogma da Imaculada Conceição

Aos pés da imagem da Gruta de Lourdes estão inscritas
as palavras que Nossa Senhora falou a Santa Bernadette:
(no dialeto da santa) "Que soy era Immaculada Councpciou",
quer dizer "Eu sou a Imaculada Conceição".

Em Lourdes, por meio de Santa Bernadette e um torrente interminável de milagres, Nossa Senhora veio confirmar um dos maiores dogmas de Fé proclamados infalivelmente por um Papa: a Imaculada Conceição.

Com efeito, fazendo uso explícito e solene de seu magistério infalível, o Bem-aventurado Papa Pio IX declarou, por meio da Bula Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854, ser de revelação divina que a Santíssima Virgem Maria foi totalmente isenta do pecado original.
Transcrevemos aqui trecho de um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulado A santa intransigência, um aspecto da Imaculada Conceição, publicado em CATOLICISMO em 1954, no centenário da proclamação do magnífico Dogma.


Imagine-se uma criatura tendo todo o amor de São Francisco de Assis, todo o zelo de São Domingos de Gusmão, toda a piedade de São Bento, todo o recolhimento de Santa Teresa, toda a sabedoria de Santo Tomás, toda a intrepidez de Santo Inácio, toda a pureza de São Luiz de Gonzaga, a paciência de um São Lourenço, o espírito de mortificação de todos os anacoretas do deserto: ela não chegaria aos pés de Nossa Senhora.