quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Entrevista ao reitor do santuário de Lourdes (fim)

Lourdes, procissão das velas, fundo santuário
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







continuação do post anterior: Reitor de Lourdes explica como funciona o Santuário



Catolicismo — Para muitos peregrinos, o Reitor do Santuário está imerso num ambiente de milagres e de graças extraordinárias no seu dia-a-dia, pois tal é o cotidiano de Lourdes. O que pensar a respeito?
Pe. Zambelli — É verdade que o Reitor de Lourdes se banha constantemente num clima de oração, de fé e de grande fervor. É uma graça que manifesta a vitalidade da vida cristã no coração de tantos homens e mulheres.

É também uma exigência para ser mais fiel à nossa missão e corresponder cada vez mais à nossa vocação de servir o Evangelho e a Igreja.

Catolicismo — Como informou V. Revma., vem aumentando o número de fiéis peregrinos, devido ao ano do Jubileu. Na qualidade de Reitor do Santuário, como é possível acolher essa imensa multidão de peregrinos?

Pe. Zambelli — Não é da responsabilidade do Santuário de Lourdes organizar a intendência relativa ao acolhimento dos milhões de peregrinos.

Isso incumbe aos donos de hotéis da cidade, com os quais trabalhamos em harmonia. No que nos toca, estamos organizados para que todos os grupos sejam bem recebidos no Santuárior.

Lourdes, procissão das velas, fundo de tela do santuário
Catolicismo — Muitos brasileiros gostariam de vir em peregrinação a Lourdes. Para aqueles que estão impossibilitados de empreender tal viagem, o que V. Revma. aconselharia? E para os que se dispõem a vir, que recomendações lhes daria?

Pe. Zambelli — Para todos os cristãos do mundo inteiro que não poderão viajar a Lourdes, por múltiplas razões pessoais ou materiais, é sempre possível unirem-se espiritualmente a este acontecimento pela oração invocando Nossa Senhora de Lourdes, em particular pela recitação do Rosário feita diante de uma reprodução da Gruta ou de uma imagem da Imaculada.

Eles podem igualmente, graças aos meios de comunicação, acompanhar os acontecimentos que se desenrolam no Santuário de Lourdes. Podem, por fim, recitar a oração do Jubileu ou a novena preparatória.

Catolicismo — O Cardeal Ivan Dias, Legado de Bento XVI, disse que Nossa Senhora está tecendo uma rede de filhos e de filhas para encetar uma batalha final contra o Maligno, para a vitória de Jesus Cristo. O que sugere essa frase especialmente?

Pe. Zambelli — Todos já vimos, no início de um concerto, os músicos afinarem seus instrumentos.

Esse gesto é absolutamente necessário, pois se executará mal uma sonata de Bach num violino mal afinado, ou um prelúdio de Chopin num piano desafinado. Do mesmo modo, um maestro sempre se assegura, antes do recital, de que cada um dos membros do coro esteja bem afinado, segundo o tom de seu registro.

Em música, cumpre portanto afinar sempre os instrumentos e ajustar as vozes.

Este exemplo é de molde a nos fazer compreender melhor uma das missões da Virgem Maria.

Toda sua vida foi dedicada ao pensamento de Deus e à procura de sua vontade, tornando-se a única criatura para a qual nós podemos nos voltar para reencontrar a harmonia daquilo que somos no cotidiano e o que Deus espera de nós. Tendo sua vida sido perfeitamente una, não existe nela nenhuma dissonância, nenhuma nota falsa, tudo ressoa de acordo com o som muito puro do Evangelho.

É como eu compreendo seu reiterado apelo à “penitência”, quando de suas aparições em Lourdes.

Sua insistência para que nos convertamos não é senão o eco fiel da pregação de São João Batista. Jesus não disse outra coisa quando começou sua missão: “Convertei-vos e crede na Boa Nova” (Mc 1,15).

Cumpre entretanto reconhecer que a maioria de nossos contemporâneos é alérgica a este apelo, porque a palavra “penitência” soa estranhamente a seus ouvidos. Eles ouvem “penitência” e traduzem: ascese, mortificação, austeridade, sacrifício.

Ora, a Virgem Maria, em Lourdes, não empregou nenhuma dessas palavras. Se Ela escolheu a palavra “penitência”, é em razão de sua ressonância eminentemente evangélica.

Perguntei-me então se haveria outra palavra que pudesse traduzir, sem o trair, o vocábulo “penitência”.

Parece-me que “coerência” convém bem. Com efeito, o apelo à penitência é de fato um apelo à coerência. Em Lourdes, a Virgem Maria nos pede ter uma vida coerente com a nossa consciência, coerente com o nosso batismo, coerente com a nossa fé, coerente com o Evangelho.

Catolicismo — Na sua opinião, quais seriam os frutos mais importantes deste Ano Jubilar de Lourdes?
Pe. Zambelli — Espero que, por ocasião deste Ano Jubilar das Aparições da Virgem em Lourdes, cada um redescubra a atualidade de sua mensagem e de suas exigências espirituais, em razão da ressonância profundamente evangélica das palavras da Virgem Maria, e que este acontecimento eclesial produza frutos duráveis de santidade.


Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.